Visitei a loja de fábrica da Laticínios Kronhardt em Glorinha no RS

Meu marido e eu somos apaixonados por mozzarella di bufala, mas sempre tivemos dificuldades em encontrar opções que se assemelhassem à qualidade que experimentamos na Itália. Meu marido, sendo de Nápoles, tem a mozzarella di bufala como um de seus queijos favoritos. Durante um período em que ele sentia muita falta de casa, decidi iniciar minha busca por produtores deste queijo.

Comecei pesquisando por criadores de búfalas e entrei em contato com eles. Eles me informaram para quem vendem os búfalos para a produção de leite. Contatei o produtor de leite, que me indicou quem produz mozzarella com o leite dele. Foi assim que descobri a Laticínios Kronhardt.

Entrei em contato com a Laticínios Kronhardt por telefone e fui muito bem atendida. Infelizmente, não anotei o nome da atendente, mas ela foi extremamente gentil. Ela me passou todas as informações e até me indicou o melhor dia para comprar as bolas de mozzarella feitas no dia anterior, super fresquinhas.

Hora de contar a novidade para o maridão

Contei toda a experiência para o meu marido, que ficou extremamente animado. A mozzarella di bufala em bolas é feita na segunda-feira lá na fábrica da Laticínios Kronhardt e está disponível para venda na terça. Mesmo que em Nápoles, os produtores fazem a mozzarella bem cedo pela manhã e você pode comprar no mesmo dia, ele ficou contente com a possibilidade de consumir a mozzarella dentro de 24 horas. Isso porque, cada hora que passa altera o sabor da mozzarella di bufala.

Nos organizamos com três semanas de antecedência, pois temos uma empresa e raramente nos ausentamos em dias de semana. A expectativa estava muito alta. Além da mozzarella em si, a Laticínios Kronhardt produz outras opções de queijos. Ficamos realmente muito animados com a possibilidade de comprar os produtos frescos e diretos da fábrica, experiência que eu adoro.

Terça-feira, dia da visita

Partimos de Porto Alegre e pegamos a freeway em direção a Glorinha. A Laticínios Kronhardt está localizada na Rodovia RS 30 s/n PD124 21880 – Gabiroba, Glorinha – RS, 94380-000, apenas uma hora de distância de Porto Alegre. Logo após o pedágio, pegamos a saída para Glorinha e encontramos a fábrica sem qualquer dificuldade, seguindo as instruções do GPS. Ao chegar no local, encontramos estacionamento disponível tanto na área interna quanto externa. Chamamos no interfone e fomos direcionados para a loja de fábrica.

Fomos recebidos por uma atendente e, super animados, explicamos o motivo da nossa visita. Infelizmente, houve um mal-entendido sobre qual queijo ela entendeu que estávamos nos referindo. Uma pessoa no escritório que ouvia a conversa foi consideravelmente rude, dando a sensação de que estávamos mentindo. Essa situação estragou um pouco o clima, mas uma pessoa não representa uma empresa ou seus produtos, então seguimos em busca da mozzarella perfeita, apesar da vontade de dar as costas e ir embora.

Então, a mesma pessoa que nos atendeu no telefone chegou e foi super gentil, nos auxiliando em todas as dúvidas e até mesmo indo até a fábrica buscar mais queijos para nós. Acabamos não tirando fotos para o artigo pois ficamos um pouco desanimados com a situação.

Como é a loja de fábrica da Laticínios Kronhardt

A loja em si é um espaço com duas geladeiras onde eles têm um pouco de cada queijo. Todos super frescos, com a data de fabricação muito recente. É um pequeno paraíso para os amantes de queijos, pois você encontra diversas opções. Nós compramos mozzarella di bufala em formato de bola, mozzarella di bufala em barra, provolone, ricota, burrata, caccio cavalo e queijo colonial.

Antes de detalhar o que achamos de cada um dos queijos, já adianto que a visita à Laticínios Kronhardt vale muito a pena. Apesar de termos comprado quase 8kg de queijo para consumo pessoal (sim, consumimos muito queijo em família), nos arrependemos de não ter comprado mais. A variedade e a qualidade dos queijos Laticínios Kronhardt são realmente excelentes.

Mozzarella di bufala em bolas

Vamos começar pelo grande motivo da visita, a mozzarella di bufala em bolas da Laticínios Kronhardt. Vendida em potes com 220g de mozzarella imersa em soro e água, este queijo, produzido unicamente com leite de búfala, justificou a visita. Na própria loja, já abrimos o pote e provamos uma. Infelizmente (e é justo que seja assim, seguindo as normas do Ministério da Agricultura no Brasil), a geladeira estava com a temperatura bem baixa, o que deixa a mozzarella muito firme. Na Itália, é comum que ela fique em temperaturas em torno de 10 a 15 graus e, quando você morde, ela está macia e cremosa. Então, notamos essa diferença, mas entendemos que era por conta da temperatura. A qualidade em si e o sabor já indicavam que era muito bom.

Chegando em casa, fizemos como os próprios produtores indicam na Itália: manter em temperatura ambiente pouco antes do consumo ou até mesmo aquecer um pouquinho o soro e adicionar a mozzarella. E posso dizer que é completamente outra coisa. A mozzarella ganhou vida novamente! Estava muito macia e saborosa. Preparamos uma caprese maravilhosa, acompanhada de prosciutto crudo que compramos na Banca do Holandês e um pão italiano do Zaffari e assim foi a nossa janta perfeita.

Ficamos satisfeitos com a nossa busca e com a qualidade que encontramos. Na próxima visita, vamos com certeza comprar muito mais. Até agora, a mozzarella di bufala da Laticínios Kronhardt foi a que mais se aproximou do sabor que encontramos na Itália. Seja para uso pessoal ou para consumo em restaurantes. Se você está buscando um fornecedor de mozzarella di bufala, recomendamos este queijo produzido pela Laticínios Kronhardt.

Mozzarella di bufala em barra

Nós amamos fazer pizza em casa. Temos um forno Paulistano (que, por sinal, recomendo imensamente) e, graças ao Zaffari, agora podemos utilizar a farinha Caputo e fazer pizzas muito similares às que fazemos na Itália. Sendo assim, quase todo sábado tem pizza aqui em casa e, para nós, o queijo em barra da Laticínios Kronhardt é a melhor opção para cozinhar, rechear ou colocar na pizza.

Já conhecíamos e usávamos este queijo pois ele está disponível no Zaffari e também no mercado público de Porto Alegre. Mas comprar ele fresquinho direto na fábrica, deu outro sabor as nossas pizzas.

Usar a mozzarella di bufala em bolas na pizza seria um verdadeiro desperdício, pois é melhor saboreá-la pura, assim como está e em temperatura ambiente. Por este motivo usamos somente a versão em barra quando devemos cozinhar.

Burrata

A Burrata é um queijo italiano fresco, originário da região de Puglia, no sul da Itália. Ela é feita de leite de búfala ou de vaca e tem uma textura e sabor únicos. A burrata parece uma bola de mozzarella di bufala, mas quando você a corta, descobre um interior cremoso, chamado stracciatella, que é uma mistura de creme de leite e pedaços de mozzarella.

A diferença entre a burrata e a mozzarella di bufala reside principalmente na textura e no sabor. A mozzarella di bufala é um queijo semi-macio, com um sabor suave e levemente ácido. Ela é feita inteiramente de leite de búfala e tem uma textura firme e elástica. Por outro lado, a burrata tem uma casca externa feita de mozzarella, enquanto o interior é uma mistura cremosa de creme de leite e pedaços de mozzarella. Isso dá à burrata uma textura mais rica e cremosa em comparação com a mozzarella. O sabor da burrata também é mais rico e mais cremoso do que o da mozzarella di bufala.

Apesar de possuir características diferentes da original, na nossa opinião a burrata da Laticínios Kronhardt é uma delícia que vale a pena conhecer.

Os demais queijos que compramos

Compramos também o queijo colonial inteiro, provolone fatiado, trança defumada que eles chamam de caccio cavalo (embora a forma seja bem diferente do caccio cavalo DOP), e ricota. Só falta provar o caccio cavalo, mas quanto aos demais, podemos afirmar que são muito bons. Meu marido adorou o provolone, e eu a ricota, que é muito macia e saborosa.

Se você chegou aqui querendo saber se vale a pena ir até a loja de fábrica da Laticínios Kronhardt para comprar queijos frescos e de ótimo custo-benefício, saiba que sim, vale a pena. Nós voltaremos assim que o estoque acabar. A experiência de comprar diretamente da fábrica e saborear os queijos frescos da Laticínios Kronhardt é algo que recomendamos para todos os amantes de queijo. Gostaríamos muito de fazer uma visita na fábrica, pois adoramos conhecer processos de produção, mas até onde percebi, não há disponibilidade de visitação (não perguntei).

Mas se você não quer ir até lá, saiba que a linha completa também está disponível no Zaffari, em Porto Alegre. Espero que tenham gostado de conhecer a nossa experiência com a Laticínios Kronhardt. Deixe nos comentários abaixo indicação de outros produtores de queijos que você conhece e tem loja de fábrica. Até a próxima!

Jo Meur
Jo Meur

Simplifico as técnicas culinárias e reduzo os ingredientes para ressaltar o sabor de cada um deles. Me chamo Jo, conheci a gastronomia de mais de 30 países trabalhando em navio de cruzeiro e aqui falo sobre a essência do que gosto de definir como minimalismo gastronômico. Menos ingredientes, mais sabor.

Artigos: 101

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *